Quais são as vantagens do aparelho dentário transparente?

Ortoboy

Ortoboy

Rede Ortoestética

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Quem deve usar este novo aparelho? Existem mais vantagens? E desvantagens? Será indicado para si? O especialista Eduardo Bastos passa em revista este aparelho dentário
Oaparelho dentário transparente veio melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes que precisam de aparelho dentário. Menos desconforto e menos impacto estético são algumas das vantagens deste novo aparelho.

Mas quem deve usar este novo aparelho? Existem mais vantagens? E desvantagens? Será indicado para si? Deixe que lhe demos uma abordagem geral sobre este aparelho dentário.

Antes de mais, quem pode usar este aparelho dentário?
O aparelho dentário transparente surgiu graças aos avanços tecnológicos e com o objetivo de melhorar o estilo de vida das pessoas que precisam deste tratamento dentário. Sendo assim, se tem de usar aparelho dentário, pode optar por este.

Este novo aparelho dentário, devido às diversas vantagens, tem ganho cada vez mais espaço nos tratamentos.

E quais são as vantagens associadas ao aparelho dentário transparente?

  1. O aparelho dentário é transparente, quase invisível
    Os aparelhos dentários anteriores destacavam-se e, como tal, alteravam o sorriso da pessoa e a própria autoestima. O desconforto surgia, principalmente, quando o paciente sorria.

Para evitar esta alteração a nível de autoestima, algumas pessoas optavam por não usar aparelho.

Com o aparelho dentário transparente, pelo contrário, não existe uma alteração tão acentuada, portanto é indicado para quem pretende preservar o aspeto visual. Dessa forma, a pessoa pode sorrir com mais confiança.

  1. Oferece mais conforto ao paciente
    Este novo aparelho é uma peça única que se ajusta na perfeição aos dentes do paciente, evitando o desconforto associado ao uso de um aparelho tradicional. Esta versão também diminui a dor causada no paciente.

Ainda a nível de conforto, o paciente terá mais facilidade a comer pois o aparelho deve ser retirado durante as refeições.

  1. Permite uma melhor higiene
    Pacientes que fazem tratamentos com aparelho têm maior risco de ter outros problemas dentários, como é o caso das cáries. Este problema surge devido à dificuldade em higienizar os dentes e, por essa mesma razão, são necessárias consultas mais frequentes no dentista.

O aparelho dentário transparente, sendo removível, permite uma limpeza normal dos seus dentes, com todos os produtos a que está habituado. O próprio aparelho também é fácil de higienizar.

  1. Possibilidade de fazer outros tratamentos
    Fazer outros tratamentos dentários torna-se mais simples com o uso deste aparelho. Pode, por exemplo, fazer limpezas no dentista ou branqueamentos durante o tratamento, sem consequências para a sua saúde oral ou para o tratamento em curso.
  2. Irá precisar de menos visitas ao dentista
    Em primeiro lugar, este aparelho não irá provocar cortes ou inflamações o que, só por si, já evita algumas idas ao dentista.

Além disso, a manutenção mensal que seria necessária no dentista com o aparelho tradicional, não se mantém com o aparelho dentário transparente.

Neste novo aparelho, as indicações são dadas para que o paciente faça as trocas em casa, sem necessidade de se dirigir a um dentista. Essa troca periódica feita pelo paciente promove a movimentação dos dentes.

Apesar da troca ser realizada em casa, os resultados têm sido excelentes!

Existem desvantagens associadas a este aparelho transparente?

  1. Irá precisar de mais disciplina
    Os aparelhos dentários transparentes são removíveis e, por essa razão, exigem mais responsabilidade por parte do paciente.

O paciente deve retirar o aparelho nas alturas indicadas, higienizá-lo adequadamente, usá-lo com frequência e seguir o plano dado pelo dentista. Só desta forma irá conseguir ver os resultados.

Apesar deste ser um tratamento menos doloroso, ainda provoca algum desconforto. Nestas circunstâncias, o paciente deve manter-se disciplinado para o usar, mesmo com o desconforto. O desconforto irá diminuir com o uso.

  1. Pode afetar a fala do paciente
    Esta desvantagem é igual à maioria dos tratamentos do género. O paciente pode não se adaptar ao uso do aparelho e, como resultado, sentir alterações em questões de fala.

A adaptação, regra geral, é rápida.

  1. O preço é mais elevado
    Os aparelhos dentários quase invisíveis, por razões estéticas, são mais caros que os tradicionais.

Se o que procura é um aparelho barato, esta pode não ser a melhor opção para si. Mas se as vantagens acima fizerem sentido nas suas expetativas de tratamento, vale a pena o investimento.

Com o aparelho dentário transparente, conseguirá manter a estética do seu sorriso, a sua autoestima e fazer o tratamento necessário.

Karol Oliveira
Author: Karol Oliveira

Mais postagens