Periodontia

Você sabe o que é periodontia?

  • Periodontia é o procedimento responsável em atender demandas de tratamento para a doença periodontal onde é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares, utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Quais os tratamentos realizados por essa especialidade?
A periodontia se volta, basicamente, para 3 situações. Veja a seguir.

Periodontia clínica
É direcionada para a prevenção de problemas bucais, por meio de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite. A gengivite é a inflamação das gengivas, deixando esses tecidos sensíveis, vermelhos e sangrando com facilidade. A pessoa sente dor e pode se deparar com sangramentos ao morder uma maçã ou durante a escovação, por exemplo. Geralmente, surge em decorrência de uma higienização bucal ineficiente, principalmente quando a pessoa não tem o hábito de usar o fio dental. Com isso, os restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva, ou seja, um prato cheio para as bactérias. Já a periodontite é um estágio avançado da gengivite. É uma condição mais séria, pois a infecção ocorre nos tecidos que fazem a sustentação e fixação dentária. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente.

Periodontia médica
É uma atuação relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como:

  • diabetes mellitus;
  • aterosclerose;
  • AVC;
  • Alzheimer;
  • tabagismo;
  • gravidez. 

Periodontia estética
É a área voltada para as cirurgias no tecido gengival e ósseo, que têm como finalidade melhorar a estética periodontal (estética rosa) do paciente. São as chamadas cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.
O sorriso gengival, por exemplo, é uma situação em que a pessoa tem uma gengiva muito grande, que chega até mesmo a recobrir os dentes quando ela sorri, gerando, assim, prejuízos estéticos.

Como identificar uma doença periodontal?

  • A doença é provocada por uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo limpezas periódicas feitas pelo dentista. O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Quer entender um pouco mais sobre? Agende já a sua avaliação!