Facetas

Lentes de contato

O que são Facetas de Porcelana ou Lentes de Contato?
Um dos procedimentos mais avançados na estética bucal atual é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. As facetas de porcelana ou lentes de contato são lâminas confeccionadas em Porcelana ou Resina Composta com cerca de 7 milímetros de espessura (no caso das facetas), que são cimentadas nos dentes incisivos centrais. O objetivo, além de elevar a autoestima e bem-estar dos pacientes, é melhorar a aparência do sorriso.

O que é uma lente de contato dental?
Uma lente de contato dental ou dentária é um fino recobrimento de porcelana ou de resina e que funciona como uma cobertura para os dentes, permitindo desta forma “esconder” ou corrigir pequenos defeitos dentários. Uma lente de contato odontológica ou dentária é um preparado para os dentes, que apresenta uma espessura de cerca de 0.2 a 0.4 mm e, por isso, também designado de lentes ultra finas ou de folheado dental. Este folheado é aderido ou cimentado de forma permanente à superfície frontal dos dentes.

As lentes de contato dentárias têm portanto uma indicação que se insere na odontologia estética, pois são consideradas para corrigir pequenas alterações de cor (dentes amarelos, manchas, descolorações ou escurecimento do esmalte), e modificação da forma dos dentes, desde que não sejam também muito acentuadas. Podem ser também indicados para fecho de diastemas pouco acentuados.
Estas lentes de contato dental ultra finas, devido à sua transparência, podem contudo não serem completamente adequadas para corrigir dentes muito escuros ou muito amarelos, como muitas vezes se apresentam os dentes que são submetidos a tratamento de canal (dente desvitalizado). Nestes casos a colocação de facetas dentárias poderá ter uma indicação muito mais adequada do que as lentes dentais. Veja mais informação em alternativas às lentes de contato dentárias.

Lentes de porcelana
As lentes de porcelana ou cerâmica para os dentes, são as mais indicadas quando se pretende uma duração e resistência acrescidas.
Efetivamente, as lentes de contato de porcelana apesentam uma durabilidade maior que as elaboradas em resina, por ser o material mais resistente a desgaste e fraturas, podendo permanecer em média entre 5 a 10 anos aderido à superfície dos dentes. No entanto, o tempo que dura uma lente de contato dentária de porcelana depende da forma de oclusão do paciente, bem como do cuidado que este possua com a alimentação. Deverá, sobretudo, evitar trincar alimentos muito duros, e ainda evitar certos hábitos parafuncionais, tais como roer as unhas ou apertar demasiado os dentes (bruxismo), por exemplo, sendo portanto contraindicadas nestes pacientes.
Para além disso, as suas excelentes propriedades óticas conferem-lhe um aspeto muito mais estético e aproximado aos dentes naturais.

Lentes de resina
As lentes de resina são também consideradas essencialmente pelo seu menor custo quando comparadas às lentes de cerâmica ou porcelana, mas apresentam mais limitações, quer ao nível estético, quer ao nível da durabilidade que é menor quando comparada com as lentes de porcelana, devido à sua menor resistência à fratura e desgaste.

Estes tipos de lentes de contato possuem indicações nos casos onde a exigência estética é menor ou se pretende uma solução menos dispendiosa. A durabilidade das lentes de resina tende a ser inferior às de porcelana ou cerâmica, mas ainda assim, existindo cuidados por parte do paciente, podem também durar vários anos. Mostramos-lhe, de seguida, passo a passo, como são aplicadas as lentes de contato dentárias de porcelana ou de resina.

Como são aplicadas as lentes de contato?
À imagem das facetas, as lentes de contato odontológicas não implicam dor durante os procedimentos de preparo, e apresentam ainda mais vantagens relativamente ao desgaste dentário a efetuar, podendo mesmo até não ser de todo necessário proceder a qualquer desgaste. Após esse eventual desgaste, que é feito normalmente sem anestesia, é efetuada uma moldagem aos dentes em questão (um ou vários), sendo enviado o respetivo molde para um laboratório de prótese a fim de ser confeccionada em material cerâmico (porcelana) ou acrílico (resina). Após a sua confecção, o que demora normalmente entre uma a duas semanas em laboratório, é por fim colada ou cimentada à superfície frontal do dente. A cimentação de lentes de contato é efetuada mediante a aplicação de um adesivo próprio para o efeito, sendo um procedimento relativamente simples e rápido.

Por que realizar o tratamento?
As facetas de porcelana influenciam diretamente na harmonização do sorriso de uma pessoa já que podem clarear, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

  • Quanto à necessidade estética;
  • Melhora da função mastigatória;
  • Expectativa do paciente;
  • Integridade da estrutura dentária remanescente;
  • Durabilidade.